Formada no ano de 2001. Na época de estágios curriculares que precedia a formatura, Márcia Yllana Kopschina optou por um desafio que seria determinante para sua carreira: a realização de estágio no setor de Pediatria Oncológica, localizado no 3º andar leste do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Era uma realidade completamente diferente para Márcia, onde diariamente prestava atendimento à crianças de alguns meses até 18 anos de idade, todas com diferentes tipos de câncer, num misto de impotência, pânico, realidade e de enfrentamento.
Quando Márcia terminou o estágio curricular, optou por ficar mais um ano naquele setor, o que à oportunizou publicar artigos científicos em periódicos com excelente nível de qualificação, juntamente com o Dr. Gilberto Schwartsmann.
Após, iniciou sua jornada de nutrição clínica em consultório, com certeza do que queria: fazer o melhor para prevenir doenças, como no tratamento das já instaladas, considerando sempre os hábitos alimentares.
Em 2008, tornou-se voluntária na Liga de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, trabalho que ampliou seus conhecimentos na área da oncologia, em pacientes adultos. Permanece até hoje atendendo os pacientes com os mais variados tipos de tumores, nos quais o suporte nutricional é essencial para enfrentar a doença.
Neste mesmo ano, iniciou seu Mestrado em Medicina e Ciências da Saúde na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o qual foi mais um grande desafio profissional e pessoal, bem como uma conquista inesquecível. Durante dois anos conciliou Mestrado com atendimento em consultório e voluntariado.
Hoje, continua desempenhando suas atividades de consultório, tanto na nutrição clínica, quanto voltada a pacientes oncológicos.
Em meio ao atual momento, repleto de incertezas referentes às perspectivas futuras, devido à pandemia mundial do COVID-19, recebeu a informação que seria a grande vencedora do prêmio Top of Mind 2020, como o nome mais lembrado no segmento de “nutrição, em Novo Hamburgo, numa distinção de reconhecimento pelos cidadãos hamburguenses, depois de 18 anos de muito trabalho, esmero e dedicação à profissão.