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Acqua Lokos, Marina Park e Nazale lideram o ranking da pesquisa Top of Mind Capão da Canoa 2023

De metodologia espontânea e quantitativa, pesquisa ouviu 250 caponenses

Equivalente a um teste de carisma e popularidade, a pesquisa Top of Mind realizada pela Mídiaplay Comunicações, aponta na edição 2023 a liderança de marcas que cintilam nos primeiros lugares de uma pesquisa que busca desvendar as percepções do consumidor e identificar o que cada caponense traz na ponta da língua.

Para captar as marcas mais lembradas, a pesquisa ouviu 250 consumidores caponenses. Em pesquisas deste gênero, atualmente bastante difundida em todo o Brasil, a pergunta ao entrevistado não é sobre o que ele prefere, mas o que ele lembra. Assim os  rankings apresentados nesta edição, abrangendo categorias tão distintas como supermercado e construtora, farmácia e padaria, não expõem necessariamente as marcas mais preferidas, mas apenas as mais lembradas – embora não seja fácil separar uma coisa de outra. De forma geral, as mais lembradas são líderes de mercado e, portanto, mais compradas.

Metodologia

Depois de 28 anos, o Top of Mind realizado segue investigando as marcas que estão na memória dos consumidores de Capão da Canoa com a mesma fórmula que a consagrou desde a sua primeira edição no ano de 1995. Ao medir lembrança espontânea, não há qualquer indução: o entrevistado menciona o primeiro nome que vem à cabeça, e sua resposta será sempre respeitada – mesmo quando ele resgata uma marca já extinta, ou cita algo que não se enquadra na categoria pesquisada. O Top of Mind não indica preferência de marca, o que demandaria uma metodologia diferente da utilizada. No entanto, existem evidências de que o consumidor tende a lembrar de marcas que usa, deseja ou prefere.

A pesquisa é feita pelo método quantitativo. A Mídiaplay Comunicações, realiza 250 entrevistas nos principais bairros de Capão da Canoa, seguindo critérios pré-estabelecidos. O universo da pesquisa inclui pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 80 anos, de todas as classes sociais. A composição é escolhida a partir da técnica de amostragem aleatória, proporcional à população de cada bairro do município.

O instrumento de pesquisa é um questionário contendo questões abertas. Na abordagem, o pesquisador aponta uma categoria de produto ou serviço e anota a primeira marca citada pelo entrevistado. O índice de verificação dos questionários foi de 20% da cota de cada entrevistador. O trabalho de campo (coleta de informações) foi realizado entre os dias 17 de abril e 19 de maio de 2023. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em cada uma das categorias pesquisadas.

O Desafio de ser lembrado e reconhecido

Grande parte das nossas decisões de compra são feitas por impulso, de forma irracional, instintiva. Se temos dinheiro, compramos as marcas com as quais nos relacionamos emocionalmente. Cada marca é como uma pessoa que teve sua personalidade própria cuidadosamente criada e desenvolvida.  Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A Marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal.  A construção de uma marca  se inicia no momento em que “nasce” uma empresa, um produto ou um serviço. É através da Identidade Visual, um dos mais fortes elementos que compõe sua imagem, que é reforçada a associação das suas características particulares, entre as quais estão o desenvolvimento histórico da empresa, os seus funcionários, os produtos e/ou serviços oferecidos, as políticas de gestão, o desempenho, o planejamento estratégico, as campanhas de divulgação, etc. Assim, pode-se dizer que é fundamental para o sucesso das marcas das empresas, dos produtos ou serviços, apresentarem Identidades Visuais consistentes. Pois é indiscutível a importância de estar na lembrança das pessoas, pois isso certamente levará ao consumo.  E a gente não compra a marca na qual não acredita.

Coleta de dados

A amostra da pesquisa realizada pela Mídiaplay Comunicações foi composta de 250 entrevistas, distribuídas de maneira aleatória no perímetro urbano de Capão da Canoa, no período que compreende entre os dias 17 de abril e 19 de maio de 2023.

Os dados completos somente serão fornecidos aos contratantes ou mediante confirmação de prestígio e presença no jantar de premiação que ocorrerá no próximo dia 19 de agosto, nas dependências do Restaurante Galo, localizado à Avenida Paraguassu, 181.

*Conteúdo aguardando por atualização…

Fonte
Mídiaplay

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