Conduzida pela Mídiaplay Comunicações, a pesquisa Top of Mind é considerada um teste de carisma e popularidade, e, na edição de 2023, revelará as marcas líderes que estão no topo da mente dos consumidores de Bento Gonçalves, em mais de 100 categorias. O objetivo é descobrir as percepções dos consumidores e identificar quais marcas vêm com facilidade à ponta da língua dos moradores do município.
Para determinar as marcas mais lembradas, a pesquisa está entrevistando 500 consumidores de Bento Gonçalves. Nesse tipo de pesquisa, amplamente difundida em todo o Brasil, a pergunta não se trata da preferência do entrevistado, mas sim do que ele lembra. Portanto, os rankings apresentados nesta edição abrangerão categorias diversas, como supermercados e construtoras, farmácias e padarias, ressalta que as marcas mais lembradas não necessariamente representam as preferidas, embora seja difícil separar uma coisa da outra. De modo geral, as marcas mais lembradas são líderes de mercado e, consequentemente, mais compradas.
Metodologia:
Após 28 anos, o Top of Mind está sendo realizado novamente em Bento Gonçalves, seguindo a mesma fórmula que o consagrou desde a sua primeira edição, realizada em 1995. Ao medir a lembrança espontânea, não há influência direta no entrevistado. Ele menciona o primeiro nome de marca que lhe vem à mente, e sua resposta é sempre respeitada, mesmo que ele cite uma marca extinta ou algo que não se enquadre na categoria pesquisada. Vale ressaltar que o Top of Mind não indica preferência de marca, o que requer uma metodologia diferente. No entanto, existem evidências de que os consumidores tendem a se lembrar de marcas que utilizam, desejam ou preferem.
A pesquisa é conduzida por meio de um método quantitativo, com a realização de 500 entrevistas nos principais bairros de Bento Gonçalves, seguindo critérios predefinidos. A amostra da pesquisa abrange pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 80 anos, de todas as classes sociais. A composição da amostra é baseada em uma seleção aleatória proporcional à população de cada bairro do município.
O instrumento de pesquisa utilizado é um questionário com perguntas abertas, onde o pesquisador apresenta uma categoria de produto ou serviço e registra a primeira marca mencionada pelo entrevistado.
A data e o local para a entrega das certificações às marcas mais lembradas serão divulgados nas próximas horas.