Economia & NegóciosNotícias

Aprovado início das obras do Porto de Arroio do Sal

Terminal onshore privado terá capacidade para 40 mil toneladas e calado inicial de 17 metros

O projeto para a construção do porto de Arroio do Sal avançou para uma nova etapa significativa. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou no Diário Oficial da União de segunda-feira, 24, o edital de autorização para construção e exploração do porto, situado no Litoral Norte gaúcho e conhecido como “Porto Meridional”.

A partir de agora, as empresas interessadas terão um prazo de 30 dias para apresentar suas propostas.

O deputado estadual Issur Koch (PP), presidente da Frente Parlamentar em Apoio ao Porto Meridional na Assembleia Legislativa, enfatiza o quão importante foi esse avanço. Segundo ele, esta etapa era fundamental para o início da obra. Ou seja, a partir de agora, o novo porto conta com a chancela da Antaq, comprovando a viabilidade do projeto para seguir em frente. Essa notícia é extremamente positiva para o Litoral Norte e, principalmente, para a logística do Estado.

A próxima etapa será a obtenção da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Após essa autorização, estima-se que a construção do porto deva levar dois anos. Com previsão de o primeiro navio atracar no porto em 2026. É importante ressaltar que o objetivo do Porto Meridional não é competir com o terminal marítimo de Rio Grande, no Sul do Estado. Pelo contrário, o projeto foi concebido para agregar valor e enfrentar a concorrência dos portos de Santa Catarina, por exemplo. Dados da Fiergs revelam que cerca de 15 milhões de toneladas de produtos produzidos no Rio Grande do Sul são exportados para a Europa por meio dos portos de Santa Catarina, Paraná e São Paulo anualmente. O objetivo é recuperar essa carga de exportação, beneficiando os exportadores e fortalecendo a economia da região.

Com esse avanço significativo, a construção do Porto Meridional representa uma promissora oportunidade de desenvolvimento regional, impulsionando o crescimento econômico e a logística do Estado do Rio Grande do Sul.

*Com informações do Jornal NH

Via
Mídiaplay Comunicações

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios