Pelo 24º ano a Líder Comunicações realiza a entrega do prêmio Top of Mind às marcas mais lembradas, sendo essa a 1ª de Capão da Canoa. O evento que ocorreu na noite do dia 29 de novembro de 2019, nas dependências do Restaurante Atlanta Grill, rendeu homenagens a mais de 20 marcas e nomes, incluindo empresas e profissionais liberais.
Realizado desde 1995 pela Líder Comunicações, o Top of Mind/Líder é um levantamento das marcas mais lembradas pelos consumidores e engloba não apenas as grifes de produto de consumo, mas também nomes de serviços, de veículos de comunicação e de profissionais das mais diversas áreas.
Por meio de questionários espontâneos, com questões abertas, o entrevistado menciona o primeiro nome ou marca que lhe vem à cabeça, dentro de categorias pré-estabelecidas. Foram realizadas 250 entrevistas, em mais de 70 segmentos, entre os dias 9 e 23 de setembro de 2019, de forma proporcional junto aos principais bairros do município. O método da pesquisa é quantitativo e seu universo é constituído por pessoas de ambos os sexos, com idade a partir de 16 anos, pertencentes a distintos grupos socio-econômicos.
A cerimônia festiva comandada pelo jornalista e comunicador Valdir França, contou com a colaboração na entrega de troféus e certificados, da também comunicadora Helena França, com apoio sonoro da Alto Silêncio, e reportagem fotográfica de Beto Rodrigues.
OS MAIS LEMBRADOS DE CAPÃO PRESENTES AO EVENTO FORAM O SEGUINTES:
Equivalente a um teste de carisma e popularidade, a pesquisa Top of Mind realizada pela Líder Comunicações aponta em sua 1ª edição, a liderança de marcas e nomes que cintilam nos primeiros lugares da pesquisa que busca desvendar as percepções do consumidor e identificar o que cada um traz na ponta da língua.
Para captar as marcas de empresas e nomes de profissionais mais lembrados, a pesquisa ouviu 250 consumidores caponenses. Em pesquisas deste gênero, bastante difundida nos Estados Unidos e outros países, a pergunta ao entrevistado não é sobre o que ele prefere, mas o que ele lembra. Assim os rankings apresentados nesta edição, abrangendo categorias tão distintas como colégio e corretora de seguros, imobiliária e loja de auto peças, não expõem necessariamente as marcas mais preferidas, mas apenas as mais lembradas – embora não seja fácil separar uma coisa de outra. De forma geral, as marcas mais lembradas são líderes de mercado e, portanto, mais compradas.
METODOLOGIA
Critérios da Pesquisa
A pesquisa Top of Mind teve o objetivo de captar a lembrança espontânea de marcas e nomes que estão na consciência imediata dos consumidores caponenenses. A empresa organizadora do levantamento utilizou o método quantitativo, mediante a aplicação da técnica de pesquisa de opinião pública. O trabalho de campo e a tabulação de dados se desenvolveu entre os dias 9 e 23 de setembro de 2019, tendo sido ouvidos 250 entrevistados em Capão da Canoa. O universo da pesquisa abarcou pessoas de ambos os sexos, com idade superior aos 16 anos, pertencentes às mais diversas situações sócio-econômicas, segundo critérios pré-estabelecidos pelos IBGE.
O instrumento da pesquisa foi, exclusivamente, a utilização de questões abertas, permitindo ao entrevistado manifestar o primeiro nome ou a primeira marca que lhe viesse à mente a partir de um estímulo da questão, que perguntava por exemplo: “quando fala-se em Livraria e Papelaria, que nome lhe vêm à cabeça? De quem você lembra primeiro ?
Margem de erro: 4% para mais ou para menos
Sexo | Percentual |
Masculino | 45,0% |
Feminino | 55,0% |
Idade | Percentual |
16 à 24 anos | 21,2% |
25 à 30 anos | 25,2% |
30 à 40 anos | 18,4% |
Mais de 40 anos | 35,2% |
Situação Sócio-Econômica | Percentual |
Até 01 salário | 27,6% |
De 01 à 02 salários | 17,2% |
De 02 à 03 salários | 12,8% |
De 03 à 05 salários | 10,0% |
De 05 à 10 salários | 15,2% |
Mais de 10 salários | 17,2% |
Grau de Escolaridade | Percentual |
Ensino Fundamental | 26,8% |
Ensino Médio | 27,2% |
Superior Incompleto | 22,4% |
Superior Completo | 23,6% |