Uma delas é a Sorveteria Cairu, localizada no Pará, que orgulhosamente apresenta um sorvete inconfundível feito de açaí combinado com frutos nativos. Na 39ª posição, o prêmio destaca: “Um de seus sabores de sorvete mais icônicos é o açaí, que é muito apreciado por seu sabor rico e distinto que equilibra perfeitamente doçura e acidez”, ressaltou o ranking. Com uma história que remonta a 1964, essa sorveteria já conquistou outras premiações internacionais, incluindo a 32ª posição no Festival Mundial do Gelato, sendo reconhecida como uma das melhores gelaterias do mundo e recebendo o título de “sorveteiro de ouro” do país.
Outra sorveteria brasileira que ganhou destaque no ranking foi a sorveteria Da Ribeira em Salvador (BA). Na 74ª posição, ela encanta os turistas desde 1931, com o icônico sabor de sorvete de tapioca. Segundo o prêmio, o local oferece “uma variedade de sabores de sorvete que incluem não apenas os comuns, mas também frutas brasileiras exóticas. Seu sabor mais icônico é a tapioca – feita com farinha de tapioca autêntica e misturada com gelato cremoso, resultando em uma deliciosa combinação de sabores e texturas”. Essa sorveteria é uma parada popular tanto para moradores locais quanto para turistas.
O turismo gastronômico tem desempenhado um papel importante na promoção do Brasil como destino turístico, gerando emprego e renda direta e indiretamente. Com ingredientes tradicionalmente indígenas, como o açaí e a tapioca, os turistas têm a oportunidade de conhecer um pouco dos pratos típicos regionais e desfrutar de uma gastronomia com sabores únicos. Essa informação foi divulgada pela jornalista Vitória Moura, assessora de comunicação do Ministério do Turismo.