Daniel Randon, presidente da Randoncorp e do Conselho do Transforma RS, receberá a honra do mérito Personalidade Competitividade Internacional 2023. Essa categoria é concedida anualmente a líderes empresariais ou profissionais que atuam no campo do comércio exterior e que tenham promovido iniciativas para incentivar a inserção de produtos brasileiros no mercado global. A distinção será entregue durante a cerimônia do 51º Prêmio Exportação RS, agendada para o dia 17 de agosto, na Casa NTX, em Porto Alegre.
Daniel Randon é um empresário brasileiro que acredita na inovação como força motriz da transformação, um princípio que ele aplica na Randoncorp, uma empresa que opera nos setores de implementos para transporte, autopeças e serviços, da qual ele é presidente desde 2019. Durante esse período, ele intensificou a agenda ESG da empresa, implementando iniciativas relacionadas à governança, inovação e meio ambiente, além de impulsionar os esforços de inovação por meio de projetos e investimentos que abrangem desde a transformação cultural até os processos industriais das unidades no Brasil e no exterior.
“Ser homenageado pelo Prêmio Exportação RS vai além de uma honra pessoal. É também um reconhecimento aos esforços da Randoncorp para se internacionalizar, em consonância com nosso propósito de conectar pessoas e riquezas, gerando prosperidade. Além disso, o avanço global, baseado na diversificação de negócios, soluções inovadoras e sustentabilidade, é um tema relevante para as empresas do Rio Grande do Sul, que se destacam tanto no mercado externo”, explica Randon.
Além de suas atividades empresariais, Daniel Randon apoia projetos sociais nas comunidades onde as Empresas Randon estão presentes e participa ativamente de iniciativas que contribuem para a competitividade do Rio Grande do Sul e do Brasil. Ele possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e um MBA em Gestão Administrativo-Financeira pela Universidade de Chicago. Além disso, ele é presidente do Conselho Superior do Transforma RS, um hub colaborativo que reúne líderes empresariais, governo, universidades e sociedade para apoiar o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. Ele também foi eleito o melhor CEO da América Latina em duas ocasiões consecutivas, de acordo com o ranking Institutional Investor Research.
O Prêmio Exportação RS reconhece empresas que obtiveram os melhores resultados de mercado e desenvolveram estratégias inovadoras para expor e comercializar seus produtos no mercado internacional. Em 2022, foram premiadas 68 empresas sediadas no RS que se destacaram em diferentes segmentos de mercado. O Conselho do Prêmio Exportação RS é composto por líderes de instituições que têm uma relação de suporte ou apoio ao cenário exportador gaúcho. Essas instituições incluem ADVB/RS, ApexBrasil, Badesul, Banco do Brasil, Banrisul, BRDE, Farsul, Federasul, Fecomércio-RS, Fiergs, Transforma RS, Lide-RS, Portos RS, Sebrae-RS, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e UFRGS.