Lembrança Histórica

Denardin e Meirelles Duarte foram as estrelas de evento realizado, no ano de 2002, em Bento Gonçalves

Em um dos eventos Top of Mind/Líder, realizado no ano de 2002, no município de Bento Gonçalves, foram destacados também algumas personalidades do Rio Grande do Sul, dentre as quais destacamos o comunicador e narrador esportivo da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin, e o ilustre cidadão, advogado, comunicador, jormalista, poeta, e escritor passo-fundense, Dr. Antônio Augusto Meirelles Duarte, falecido aos 85 anos, no dia 18 de agosto de 2019. Dois expoentes do rádio gaúcho.

SOBRE MEIRELLES DUARTE

O jornalista Antônio Augusto  Meirelles Duarte, 85 anos, morreu na manhã do dia 18 de agosto de 2019.  Ele que estava internado, travou durante meses uma luta contra um câncer. Com uma voz marcante, Meireles fez história no rádio do Rio Grande do Sul. Começou na rádio Sideral, em Getúlio Vargas. Em Passo Fundo, trabalhou na Municipal e Rádio Passo Fundo, onde comandou o departamento de esportes. Em 1979 tornou-se  bacharel em Direito pela Universidade de Passo Fundo. Atuou como vereador durante quatro mandatos.  Atualmente apresentava um programa de TV e era colunista de O Nacional. Ele deixa a esposa Mary Raymundi, e os filhos, César Augusto, Luiz Felipe, e Márcio Alexandre.

Filho do Tenente Delmar Duarte, falecido em 1981, e da professora de música aposentada do Instituto de Belas Artes da Universidade de Passo Fundo, falecida em 2001, Antônio Augusto Meirelles Duarte nasceu em Passo Fundo, no dia 19 de novembro de 1934. Aos seis anos mudou-se para Getulio Vargas, onde seu pai, que seguia carreira militar, assumiu a unidade por dez anos. Naquela cidade, estudou o 1º e o 2º Graus no colégio Cristo Rei e conquistou o diploma de contador. Em janeiro de 1951, quando fundaram a rádio Vera Cruz de Getúlio Vargas foi chamado para trabalhar como locutor. Foi o primeiro radialista do município, com apenas 17 anos. Em 1952, a Rádio Passo Fundo estava sem locutor e Celso Fernandes, que era gerente da emissora o convidou para voltar à Capital do Planalto Médio. Retornou em fevereiro de 1952, porque sempre foi apaixonado pela cidade em que nasceu. Era narrador de futebol e outras modalidades de esportes.

Em 1958, o PTB teve problemas para preencher a nominata e Odylon Soares de Lima o chamou para concorrer. Aceitou por simpatia com o partido de Getúlio Vargas. Quando disputou a terceira eleição foi o Vereador mais votado e planejou largar a política para cursar a faculdade de Direito. Continuou filiado, mas não concorreu mais. Tornou-se bacharel em Ciências Políticas, Jurídicas e Sociais (Direito) pela Universidade de Passo Fundo e sagrou-se orador da turma, em dezembro de 1979.

Depois do ressurgimento dos partidos políticos, ingressou nas fileiras do PMDB.

No âmbito das condecorações civis, é detentor da maior comenda do Município que é a medalha “Fagundes dos Reis”. Conquistou o título por relevantes serviços prestados na comunicação e como vereador por cinco legislaturas, sendo o único que recebeu a homenagem tanto do Legislativo quanto do Executivo.

Meirelles Duarte foi vereador destaque em 1990 e 1991. Condecorado pela subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil de Passo Fundo RS, em 1996. Atualmente, ainda é membro da academia Passo-fundense de Letras e presidente por cinco gestões: 90/91, 93/94, 2002/2003, 2005/2006 e 2006/2007.

Ele deixou a esposa Mary Raymundi, e o filhos, César Augusto, Luiz Felipe, e Márcio Alexandre.

Via
Valdir França - Jornalista MTB/RS 19.605
Fonte
O NACIONAL

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios