Desde a última edição realizada em 2004, passaram-se 17 anos para que o município de Caxias do Sul voltasse a receber o mais conhecido ranking de pesquisa do interior do Rio Grande do Sul: o Top of Mind/Líder. Agora desenvolvida pela Midiaplay Comunicações, o certame que busca identificar de forma espontânea e quantitativa, e que ouviu 1.250 consumidores caxienses no período de 9 de agosto à 10 de setembro, teve o seu momento culminante na noite do dia 25 de novembro, em cerimônia e jantar festivo nas dependências da Sica Gastronomia e Eventos, junto às instalações da Câmara da Indústria e Comércio. Na ocasião, estiveram presentes empresários, profissionais liberais e seus convidados, que prestigiaram e acompanharam a distinção de diversas marcas e nomes que fazem a cabeça da população local.
Considerada a ‘GRANDE MARCA’ de Caxias do Sul, com 52,8% das lembranças, Empresas Randon liderou o ranking 2021, dividindo o palco com diversas outras marcas e nomes, cada qual exercendo sua liderança no segmento em que atua. Os indicados e presentes no evento de premiação foram os seguintes:
Marca/Nome | Segmento | % |
Centro Educacional Mutirão | Escola Técnica e/ou Profissionalizante | 30,0% |
Grupo FTEC | Instituição de Ensino Superior EAD | 29,2% |
Zapparoli Buffet | Restaurante Self-Service | 19,2% |
Biasoli Direito Tributário | Direito Tributário | 22,8% |
Stúdio 7 | Fotografia | 23,4% |
Chico Tornearia | Tornearia | 73,2% |
TRD Transportes | Transportes de Encomendas | 28,0% |
Postos Rodeio | Posto de Combustíveis e Serviços | 34,4% |
Storchi Quiropraxia e Acupuntura | Acupuntura | 27,6% |
Storchi Quiropraxia e Acupuntura | Quiropraxia | 24,4% |
Mobilitare | Fisioterapia | 27,2% |
Spigolon Ferragens e Tintas | Loja de Ferragem | 32,0% |
Antenas Zucco | Comércio e Instalação de Antenas | 48,4% |
Expresso Boys | Serviço de Motoboys | 44,4% |
Colégio São Carlos | Escola de Ensino Particular | 29,6% |
DGSul Chevrolet | Concessionária de Veículos | 29,2% |
Dr. Maurício Carvalho | Cirurgia Plástica | 24,8% |
Magnani Luz e Energia | Loja de Materiais Elétricos | 24,0% |
Negro Doce | Chocolate Caseiro | 26,8% |
Personal Info | Loja de Informática | 22,8% |
Lumisul | Sonorização de Eventos | 32,4% |
Editora São Miguel | Gráfica e Editora | 29,2% |
Lavanderia Tokio | Lavanderia e Tinturaria | 28,4% |
Via Homem | Loja Moda Masculina | 25,2% |
Denise Pessôa | Vereadora | 20,4% |
Tonolli Sono & Saúde | Loja de Colchões | 27,8% |
Empresas Randon | Grande Marca | 52,8% |
METODOLOGIA
A pesquisa realizada no método quantitativo, entrevistou pessoas residentes nos principais bairros de Caxias do Sul, seguindo critérios pré-estabelecidos. O universo da pesquisa inclui pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 80 anos, de todas as classes sociais. A composição é escolhida a partir da técnica de amostragem aleatória, proporcional à população de cada bairro do município.
O instrumento de pesquisa é um questionário contendo questões abertas. Na abordagem, o pesquisador aponta uma categoria de produto ou serviço e anota a primeira marca citada pelo entrevistado. O índice de verificação dos questionários foi de 20% da cota de cada entrevistador. O trabalho de campo (coleta de informações) foi realizado entre os dias 9 de agosto e 10 de setembro de 2021. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, em cada uma das categorias pesquisadas.
COMPOSIÇÃO DA AMOSTRA
SEXO Nº PERCENTUAL |
MASCULINO | 612 | 48,96% |
FEMININO | 638 | 51,04% |
FAIXA ETÁRIA | ||
De 16 a 24 anos | 215 | 17,2% |
De 25 a 39 anos | 325 | 26,0% |
De 40 a 59 anos | 320 | 25,6% |
De 41 a 65 anos | 150 | 12,0% |
De 66 a 75 anos | 135 | 10,8% |
De 76 a 80 anos | 105 | 8,4% |
GRAU DE ESCOLARIDADE | ||
Fundamental | 426 | 34,08% |
Médio | 430 | 34,40% |
Superior | 394 | 31,52% |
Total de entrevistados: 1.250.
Período do levantamento de campo: de 9 de agosto a 10 de setembro.
Área atingida: perímetro urbano de Caxias do Sul/RS
Através deste link, conheça a lista de todos os vencedores do Top of Mind 2021 (https://www.pesquisatopofmind.com.br/posts/randon-e-eleita-a-grande-marca-entre-mais-de-160-segmentos-abordados-pela-pesquisa-top-of-mind-2021)
Equivalente a um teste de carisma e popularidade, a pesquisa Top of Mind Líder, realizada pela Mídiaplay Comunicações aponta na edição 2021 a liderança de marcas que cintilam nos primeiros lugares de uma pesquisa que busca desvendar as percepções do consumidor e identificar o que cada caxiense traz na ponta da língua.
Para captar as marcas mais lembradas, a pesquisa ouviu 1.250 consumidores caxienses. Em pesquisas deste gênero, atualmente bastante difundida em todo o Brasil, a pergunta ao entrevistado não é sobre o que ele prefere, mas o que ele lembra. Assim os rankings apresentados nesta edição, abrangendo categorias tão distintas como supermercado e construtora, farmácia e padaria, não expõem necessariamente as marcas mais preferidas, mas apenas as mais lembradas – embora não seja fácil separar uma coisa de outra. De forma geral, as mais lembradas são líderes de mercado e, portanto, mais compradas.