Recente pesquisa revelou as cidades brasileiras com a melhor educação, com destaque para Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul ficou de fora. O Prêmio Band Cidades Excelentes, resultado da parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila, avaliou 5.570 municípios com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), considerando também suas faixas populacionais.
Na categoria de até 30 mil habitantes, a grande vencedora foi Catunda, no Ceará. Com cerca de 10 mil residentes, essa cidade se destacou também em segurança, apresentando o menor índice de violência no estado. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), obteve as avaliações de 8,8 e 7,3 para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, respectivamente. A taxa de escolarização entre crianças de 6 a 14 anos é de 98,7%.
Por fim, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Sobral, no Ceará, se sobressaiu. Com mais de 200 mil residentes, a cidade registrou uma taxa de escolarização de 97,9%. Suas avaliações do Ideb foram de 8,0 e 6,6 para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, respectivamente. Além disso, Sobral conta com nove escolas classificadas entre as 100 melhores do Brasil.
*Com informações do Grupo Bandeirantes