NotíciasVocê Precisa Saber

Municípios do Ceará se destacam com a melhor educação do Brasil

Recente pesquisa revelou as cidades brasileiras com a melhor educação, com destaque para Santa Catarina, enquanto o Rio Grande do Sul ficou de fora. O Prêmio Band Cidades Excelentes, resultado da parceria entre o Grupo Bandeirantes e o Instituto Aquila, avaliou 5.570 municípios com base no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), considerando também suas faixas populacionais.

Na categoria de até 30 mil habitantes, a grande vencedora foi Catunda, no Ceará. Com cerca de 10 mil residentes, essa cidade se destacou também em segurança, apresentando o menor índice de violência no estado. No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), obteve as avaliações de 8,8 e 7,3 para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, respectivamente. A taxa de escolarização entre crianças de 6 a 14 anos é de 98,7%.

Nas cidades com população entre 30 e 100 mil habitantes, Pomerode, em Santa Catarina, mereceu destaque. Com aproximadamente 34 mil habitantes, a cidade possui taxa de escolarização entre 6 e 14 anos de idade superior a 98%. Quanto ao Ideb, recebeu as avaliações de 6,6 e 5,6 para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, respectivamente.

Por fim, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Sobral, no Ceará, se sobressaiu. Com mais de 200 mil residentes, a cidade registrou uma taxa de escolarização de 97,9%. Suas avaliações do Ideb foram de 8,0 e 6,6 para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, respectivamente. Além disso, Sobral conta com nove escolas classificadas entre as 100 melhores do Brasil.

*Com informações do Grupo Bandeirantes

Via
Mídiaplay Comunicações

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios