Lembrança Histórica

Nos 25 anos do Top of Mind/Líder, Ruy Pauletti foi um dos homenageados na categoria “Expressão Regional”

Ruy Pauletti , nascido em Caxias do Sul, no dia 15 de fevereiro de 1936, foi educador e político, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira.

Formado em Estudos Sociais pela Unijuí, Pauletti começou a dar aulas em 1957, na área rural da serra gaúcha. No ano seguinte, transferiu-se para Três Passos, onde cinco meses depois foi o vereador mais votado do município. Com apenas 24 anos, concorreu à prefeitura.

Em 1971, foi aprovado em concurso público estadual para o magistério, obtendo o primeiro lugar. No governo Euclides Triches,  exerceria o cargo de delegado de Educação. Em 1975 foi contratado pela Universidade de Caxias do Sul, onde foi pró-reitor de Administração e Extensão por dez anos. Depois, seria reitor da universidade, entre 1990 e 2002.

Deixou a reitoria da UCS para concorrer a deputado estadual pelo PSDB, em 2002, sendo eleito com 57.035 votos, cerca de 42 mil somente em Caxias do Sul. Em 2004, o tucano concorreu a prefeitura de sua cidade natal, terminando em terceiro lugar. Nas eleições de 2006 elegeu-se para a Câmara Federal, com 57.064 votos, ou 0,96% do total de votos válidos, curiosamente apenas 29 votos de diferença do pleito de quatro anos antes.

Pauletti, que morreu no dia 18 de março de 2012, aos 76 anos, devido a um infarto, chegou a receber a prêmio Top of Mind/Líder, na categoria “Expressão Regional”, no ano de 1999..

Via
Valdir França - Jornalista MTB/RS 19.605
Fonte
Mídiaplay Comunicações

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios