No ano em que o município de Gramado completa 68 anos da sua fundação, ocorrida em 15 de dezembro de 1954, a Mídiaplay Comunicações buscou saber a opinião do gramadense sobre qual a grande marca do município?” A pesquisa, hospedada na plataforma Google, possibilitou a indicação livre de apenas uma marca/nome por e-mail cadastrado. Para votar era muito fácil, bastava ser residente de gramado, acessar o link disponibilizado, identificar-se através de sexo, idade, situação sócio econômica e nível de escolaridade. As ‘68 Grandes Marcas’, que seriam conhecidas apenas durante o evento de premiação que ocorrerá concomitantemente com a 27ª edição da pesquisa Top of Mind, em evento previsto para ocorrer no próximo dia 27 de maio 2022, serão reveladas aqui e agora. Veja quem foram os vencedores, numa lista em ordem alfabética:
1. Acquamotion |
2. AVI Móveis |
3. Bela Vista Café Colonial |
4. Black Bull |
5. Bonasoldi Distribuidora de Ferramentas |
6. Broilo Aquecimento |
7. Cantina Pastasciutta |
8. Caracol Chocolates |
9. Casa da Velha Bruxa |
10. Chocolataria Gramado |
11. Chocolate Caseiro Planalto |
12. Chocolate Lugano |
13. Construtora PRG |
14. Cristais de Gramado |
15. DeCacau Chocolates |
16. Di Solle Cutelaria |
17. Divino Restaurante |
18. Dreamland Museu de Cera |
19. Drumm Tricot |
20. Escola Ninho |
21. Famastil |
22. Farmácia Líder |
23. Florybal Chocolates |
24. Galeto Itália |
25. Galeto Mamma Mia |
26. Ghesla Sucos e Massas |
27. Goods Br |
28. Gram Bier |
29. Gramado Parks |
30. GramadoZoo |
31. Hasam Móveis |
32. Hospital Arcanjo São Miguel |
33. Hotel Alpestre |
34. Hotel Casa da Montanha |
35. Hotel Galo Vermelho |
36. Hotel Gramado Pálace |
37. Hotel Ritta Höppner |
38. Il Piacere |
39. Kurotel |
40. Laghetto Hoteis |
41. Lavanderia Siri |
42. Le Chalet de La Fonduê |
43. Mapa do Imóvel |
44. Masotti Móveis |
45. Mini Mundo |
46. Móveis Armil |
47. Móveis Lustro |
48. Nonno Mio Galeteria |
49. Parque Tomasini |
50. Porto Cara de Mau |
51. Prat-K |
52. Prawer Chocolates |
53. Rasen Bier |
54. Real Wood Home Store |
55. Restaurante Gasthof Edelweiss |
56. Rossa Construtora e Incorporadora |
57. Santo Inácio Motorhomes |
58. Scur Restaurante e Pizzaria |
59. Serrano Resort |
60. Serrazul Hotel |
61. SG Facas Artesanais |
62. Sierra Móveis |
63. Sky Hotéis |
64. Snowland |
65. Super Carros |
66. Tissot Móveis – Arte e Atitude |
67. Turiscar |
68. Vinícola Ravanello |
Conforme o jornalista Valdir França, coordenador da pesquisa, o ranking estabelecido difere em metodologia e forma de aplicação da pesquisa. “Diferentemente da tradicional coleta de dados que ocorre anualmente no município, o ranking em questão se utilizou de uma plataforma eletrônica para colher os dados, onde cada opinante não elegeu a marca por categoria, mas pela lembrança geral que a mesma ocupa em sua mente”. Ainda de acordo com o jornalista, ‘nem toda grande empresa é uma grande marca. Por vezes, pequenas e médias empresas ocupam o topo do imaginário espontâneo de uma comunidade’, finaliza.
A pesquisa que ficou disponível à votação no período de 1º à 20 de março, em diversas plataformas digitais, foi encerrada quando alcançou o número de 250 opinantes.
Em Gramado, pesquisas do tipo Top of Mind são desenvolvidas desde o ano de 1995 pela Mídiaplay Comunicações.
Gestores das marcas vencedoras poderão efetuar reservas de mesa para o jantar de premiação, através do e-mail pesquisastopofmind@gmail.com.
Informação Importante:
Não devemos confundir grandes empresas com grandes marcas. Não, necessariamente, uma empresa precisa ser grande para ser uma grande marca. Por vezes, pequenas e médias empresas, conseguem obter maior expressão midiática que grandes conglomerados. Outro critério da pesquisa é não promover a soma de votos destinados a marcas que pertencem a um mesmo grupo. Cada marca é uma marca, independentemente de pertencer ou não ao mesmo proprietário. Um exemplo clássico é a Gramado Parks, que por si só, é uma marca, mas que também controla a imagem de Snowland e Acquamotion. Na pesquisa, as indicações não se somam, cada uma é responsável pelo seu potencial de lembrança.
Nota: esta reportagem também está replicada no portal Pesquisa Top of Mind.