No sábado, 8 de agosto, o trem modelo “VLT Prosper”, produzido pela Marcopolo Rail, chegou à cidade de Sant’Ana do Livramento, marcando mais uma etapa importante do projeto do “Trem do Pampa”. A Giordani Turismo, responsável pela operação do passeio Maria Fumaça – Trem do Vinho, lidera esse projeto, que está cada vez mais próximo de se tornar uma realidade para a população e visitantes da Fronteira da Paz.
Após mais de dez anos de planejamento, a ideia dos gestores da Giordani está prestes a se concretizar. A empresa tem sede em Bento Gonçalves e acredita que o “Trem do Pampa” agregará valor à região, contribuindo para o desenvolvimento do enoturismo e oferecendo mais uma opção de lazer aos turistas que visitam a área para fazer compras. Andréia Zucchi, diretora administrativa da Giordani, destaca a perseverança da empresa ao longo de todo o processo.
A Giordani Turismo está presente em Sant’Ana do Livramento há pelo menos dois anos, realizando a manutenção dos trilhos e dormentes da via férrea. Recentemente, concluíram as reformas e melhorias estruturais na Estação Férrea de Livramento, que servirá como bilheteria e área de acesso à plataforma de embarque do passeio. A Estação Palomas, também utilizada no trajeto, passará por reformas posteriormente. A expectativa é que o “Trem do Pampa” gere cerca de 70 vagas de emprego diretas e indiretas.
Em maio, a Giordani se uniu à Prefeitura Municipal e aos Batalhões Militares locais em uma ação ambiental para conscientizar os moradores sobre a importância da manutenção de ambientes limpos e organizados para a saúde e bem-estar da comunidade. Parte do trajeto urbano dos trilhos também recebeu o plantio de mais de 3 mil mudas de plantas, incluindo agapantos, hortênsias, heras, cercas vivas e bambus. Uma segunda etapa está prevista para este mês, com o plantio de mais 3 mil mudas de flores.
O passeio “Trem do Pampa” se inspira no formato de sucesso do “Trem do Vinho”, que completa 30 anos de operação em 2023. O novo passeio terá como tema a cultura gaúcha e os encantos do Pampa, oferecendo atrações musicais e culturais apresentadas por artistas locais nos vagões batizados de “Tannat” e “Cabernet”.
Durante os vinte quilômetros entre as Estações Livramento e Palomas, os passageiros terão a oportunidade de conhecer mais sobre a história e cultura local, apreciar a paisagem única do Pampa, contemplar o Cerro de Palomas (cartão-postal da cidade), admirar os parreirais em forma de espaldeira e degustar vinhos das variedades Cabernet Franc e Gewurztraminer, além de suco de uva, produzidos pela Almadén, unidade local do grupo Miolo Wine. A visita ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da empresa também está inclusa no bilhete do passeio.
Um diferencial importante do “Trem do Pampa” é o próprio trem em si. O modelo “VLT Prosper”, produzido pela Marcopolo Rail, é um veículo ferroviário 100% nacional, equipado com janelas panorâmicas, ar-condicionado, sistema de som e imagem, poltronas reclináveis e acessibilidade. Esse trem foi customizado para a operação turística, proporcionando conforto, segurança e uma experiência única aos passageiros.
Inicialmente, o passeio será oferecido apenas aos sábados, em dois horários. O primeiro, com saída às 14h no sentido Sant’Ana do Livramento/Palomas, incluirá uma visita à Vinícola Almadén e o retorno de ônibus até a Estação Férrea de Livramento. O segundo horário partirá de ônibus da Estação de Livramento às 13h30, incluirá uma visita à Vinícola Almadén e, em seguida, os passageiros embarcarão no “Trem do Pampa” na Estação Palomas, finalizando o passeio de volta à Estação Livramento. Cada horário comportará até 100 passageiros, e osroteiros terão uma duração aproximada de 2h30, sendo 1h10 a bordo do trem. O valor do passeio por pessoa é de R$ 135,00, e crianças até 5 anos, no colo, são isentas.
Um feito logístico marcante foi necessário para transportar o “Trem do Pampa” até Sant’Ana do Livramento. Desde segunda-feira, uma operação envolvendo mais de 35 pessoas foi realizada para percorrer mais de 730 quilômetros entre Bento Gonçalves e Sant’Ana do Livramento. O trem, a bordo de duas carretas especiais de 28 metros cada e outras duas carretas de apoio, chamou a atenção por sua imagem incomum de um trem transitando sobre rodas.
Durante a viagem, a velocidade máxima permitida foi de 60 km/h em rodovias federais e 50 km/h em rodovias estaduais, dividindo o percurso em quatro etapas. No primeiro dia, o trecho entre Bento Gonçalves e Garibaldi foi percorrido. No segundo dia, o trem passou pelos vales, pela região metropolitana de Porto Alegre e seguiu até Pelotas. No terceiro dia, a rota prosseguiu pela região Sul, entre Pelotas e próximo ao acesso de Sant’Ana do Livramento. Finalmente, em 6 de julho, o trem chegou à Estação de Livramento, onde começará o roteiro do passeio.