Com o objetivo de se estabelecer como uma empresa multinacional de destaque em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, as Empresas Randon decidiram mudar sua identidade e agora são conhecidas como Randoncorp. A marca busca honrar o legado da empresa e direcionar investimentos, estratégias e esforços de inovação para um caminho de crescimento sustentável, tanto para os negócios quanto para a comunidade e o planeta. O processo de rebranding foi conduzido pela FutureBrand São Paulo.
Essa renovação acontece em um momento em que a empresa alcança uma receita líquida consolidada de mais de R$ 11,2 bilhões em 2022. “Chegamos até aqui com reconhecimento internacional pela qualidade de nossas soluções em transporte e logística”, destaca Sérgio L. Carvalho, CEO da empresa. O executivo explica que, nesse processo contínuo de evolução, foram revisadas práticas e processos, expandidos os negócios e portfólios de produtos e serviços, além do desenvolvimento de novas tecnologias. “Buscamos uma presença ainda mais diversificada em países de todos os continentes. Portanto, é essencial construir uma identidade que reflita esse momento e o caminho que queremos trilhar daqui para frente”, enfatiza.
A nova marca
O rebranding busca estabelecer uma conexão próxima com o mercado, criando relacionamentos sólidos, diversificados e que inspirem uma atitude visionária por meio do investimento em inovação. As expressões adotadas equilibram a força de ser uma marca humanizada, que coloca as pessoas no centro, com uma perspectiva tecnológica que aponta para o futuro e torna a Randoncorp mais contemporânea. Essa combinação é refletida em alguns elementos da nova identidade visual, como o tom de azul e a criação de uma fonte exclusiva para a letra ‘R’, que simboliza uma empresa sempre em movimento e aberta a mudanças.
André Matias, diretor e sócio da agência paulista, explica que a nova identidade foi criada para organizar a estrutura da marca e prepará-la para o futuro, aprofundando a relação do negócio com temas como inovação, tecnologia e sustentabilidade. “Para chegar a esse resultado, trabalhamos em estreita colaboração com cada uma das verticais, a família e a estratégia de negócios. Chegar a Randoncorp foi uma solução natural, possível apenas porque estávamos alinhados”, conclui.
Mudanças estruturais e ambições ESG
Além da mudança de nome, o Comitê Executivo da Randoncorp passou por alterações em sua composição. Os três diretores superintendentes atuais e o vice-presidente e Chefe de Transformação (CTO) assumiram o cargo de Diretor de Operações (COO), sendo responsáveis por cada vertical de negócio: Anderson Pontalti ficará à frente do Controle de Movimentos/Frasle Mobility, Daniel M. Ely liderará os Serviços Financeiros e Digitais, Ricardo Escoboza será responsável pela área de Autopeças e Sandro Trentin comandará a Montadora.
Além disso, o Diretor de Tecnologia Avançada de Produto e Manufatura, César Augusto Ferreira, se juntará ao comitê como Diretor Superintendente da vertical de Tecnologia Avançada. Outras novidades incluem os Relatórios de Sustentabilidade 2022 da Randoncorp e da Frasle Mobility, que apresentam o progresso alcançado nos últimos dois anos desde a introdução da Ambição ESG da empresa.