O Governo de São Paulo anunciou no início desta semana que aprovou 17 projetos no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que estão estimados em atrair R$ 192 bilhões em investimentos nos próximos anos.
Um dos projetos destacados pela administração estadual é o eixo oeste do Trem Intercidades, que ligará São Paulo e Sorocaba. O serviço contará com quatro novas estações e terá uma extensão de aproximadamente 100 km. A duração estimada do trajeto será de 60 minutos. Os estudos de viabilidade para essa iniciativa foram realizados pela International Finance Corporation (IFC), uma instituição vinculada ao Banco Mundial. A previsão é que o projeto receba investimentos de R$ 10 bilhões.
Conforme mencionado pelo site MetrôCPTM em um de seus artigos, o Trem Intercidades (TIC) Sorocaba compartilhará a faixa ferroviária das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.
O Governo de São Paulo planeja lançar o leilão do Trem Intercidades Eixo Oeste entre São Paulo e Sorocaba em 2025, conforme declarado por membros da administração pública. Durante o Fórum de Debates – Ferrovias em Foco realizado em junho, Augusto Almudin, Diretor de Assuntos Corporativos da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), afirmou que a administração estadual pretende estruturar o projeto no próximo ano, com a entrega prevista para 2024 e o leilão em 2025. O termo “greenfield” citado por Augusto refere-se a um novo empreendimento que parte do zero, sem infraestrutura existente.
Surgiram questionamentos sobre a operação do Trem Intercidades até Sorocaba, quando a CPTM estava conduzindo uma consulta pública entre os interessados na concessão das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Foi mencionada a possibilidade de estender o serviço de Amador Bueno até Sorocaba, mas o edital não exige que o operador construa ou implante a ferrovia. No entanto, caso o poder público decida por implementar o serviço, o novo operador deverá mantê-lo.
A CPTM esclareceu que o contrato não impõe a obrigação da Concessionária de realizar obras de implantação das Linhas até a Região de Sorocaba, mas sim de operar e manter as linhas, incluindo o trecho correspondente à eventual expansão, caso o Poder Concedente decida pela extensão. O contrato também permite a inclusão de investimentos em obras civis, equipamentos e sistemas para a expansão das linhas até a Região Metropolitana de Sorocaba, seguindo as regras de inserção dos investimentos adicionais estabelecidas pela Lei Estadual nº 16.933/2019.